Notícias

No dia 10 de setembro de 2018 foi publicado, pela Edições Sílabo, o livro Inovação, Emprego e Políticas Públicas coordenado por Maria Manuel Serrano e Paulo Neto. Esta obra conta com a colaboração dos seguintes autores: Paulo Neto, Maria Manuel Serrano, Anabela Santos, Hugo Pinto, Sandro Mendonça, António Bob Santos, Adão Carvalho, Catarina Selada, Jorge Marrão, Filipa Sousa Santos, Manuela Natário, Maria José Madeira, Dulcinela Moura, Filipe Duarte, João Carvalho, Orlando Kahilana, Luísa Cagica Carvalho, Soumodip Sarkar, Pedro Mares, Alexandra Correia, Margarida Piteira, José Magalhães, Helena Serra, Ana Alexandrino Silva, Gertrudes Saúde Guerreiro, Elsa Vaz, António Guerreiro, Nuno Narciso, Teresa Carvalho e Sara Diogo.

Inovação, Emprego e Políticas Públicas, está estruturado de modo a evidenciar conhecimento concetual e empírico sobre as políticas públicas de suporte à inovação, no contexto nacional e da União Europeia, e esclarecer o modo como o financiamento público da inovação é potenciador de efeitos sistémicos noutros domínios, nomeadamente na criação de emprego.

Mais informação disponível em: http://www.umpp.uevora.pt/publicacoes/Livros e http://www.silabo.pt/index_new.asp 

Publicado em 29.01.2019

Realizou-se no dia 4 de maio de 2018, na Nova School of Business and Economics (Nova SBE), a conferência de apresentação dos artigos vencedores do prémio “Concorrência nos Mercados”, uma iniciativa conjunta do Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia e da Associação Mutualista Montepio. 

O evento foi aberto pelo Presidente da Associação Mutualista Montepio, António Tomás Correia e pelo Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, tendo os mesmo procedido à entrega dos prémios.

A conferência contou com a intervenção de Luís Cabral, Professor da Stern School of Business (New York University), sobre “Alguns Desafios da Política de Concorrência no Século XXI”.

O encerramento ficou a cargo do Director Académico do Mestrado em Economia da Nova SBE, Steffen Hoernig e do Diretor do GEE, Ricardo Pinheiro Alves.

No âmbito da referida iniciativa, um dos trabalhos vencedores foi o artigo “Competition effect on innovation and productivity. The Portuguese case”, da autoria de Anabela Santos (Université Libre de Bruxelles), Michele Cincera (Université Libre de Bruxelles), Paulo Neto (Universidade de Évora) e Maria Manuel Serrano (Universidade de Évora).

O artigo tem como objetivo analisar o efeito da concorrência na inovação e na produtividade, em Portugal no período de 2007 a 2015. A análise incidiu sobre uma amostra de 654 empresas, da indústria transformadora, construção, comércio e serviços, construída a partir das bases de dados AMADEUS, Sistema de Informação do Sistema de Incentivos do QREN e do Portal das Finanças. O nível de concorrência foi estimado com base no índice de rentabilidade médio sectorial. O grau de inovação foi medido pelo número de pedidos de registo de patentes e a produtividade pelos indicadores produtividade do trabalho (valor acrescentado por trabalhador) e produtividade total dos fatores (quantidade de produto obtido com os fatores capital físico e humano).

Para a realização do estudo convocaram-se duas abordagens metodológicas: i) um modelo não linear para os dados de painel, aplicado ao número de pedidos de registo de patentes e ii) um modelo linear de efeitos fixos para estudar a produtividade.

Os resultados revelam que o nível de concorrência tem um efeito não linear sobre a inovação, isto é, as empresas só reagem, por via da inovação, quando sujeitas a níveis de concorrência elevados. Sobre o efeito da concorrência na produtividade, identificou-se um efeito positivo na produtividade total dos fatores, associado ao progresso tecnológico, e um efeito negativo na produtividade do trabalho, que parece resultar de uma certa ineficiência no processo de adaptação da empresa à produção de novos produtos.

Artigo disponível em: www.gee.gov.pt?cn=9389AAAAAAAAAAAAAAAAAAAA) 

Publicado em 05.05.2018

A convite da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) I.P., Paulo Neto, Professor do Departamento de Economia da Universidade de Évora e Coordenador da UMPP - Unidade de Monitorização de Políticas Públicas, e Maria Manuel Serrano, Professora do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora e Coordenadora Sectorial da UMPP, criaram e lecionaram na AD&C, I.P. o Curso de Formação “Metodologias e Técnicas de Investigação Científica para a Administração Pública”, de maio a julho de 2017.

Publicado em 29.11.2017

A convite da revista i9 magazine, Maria Manuel Serrano, Professora do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora e Coordenadora Sectorial da UMPP - Unidade de Monitorização de Políticas Públicas, redigiu um artigo de opinião intitulado “Trabalho e Inovação!”, que integrou a edição de maio/2017 desta revista, cujo enfoque temático foi a inovação no trabalho.

A revista i9 magazine foi lançada em janeiro de 2016, é editada pela Panorama i9 e é uma publicação mensal nacional sobre inovação e empreendedorismo. 

Mais informação disponível em: http://portal.i9magazine.pt/trabalho-e-inovacao/ 

Publicado em 05.07.2017

No dia 3 de novembro de 2016, a UMPP - Unidade de Monitorização de Políticas Públicas da Universidade de Évora publicou e disponibilizou no seu site, no endereço http://www.umpp.uevora.pt/publicacoes/Public-Policy-Portuguese-Journal, o Public Policy Portuguese Journal, vol. 1, nº 1, 2016.

Dando cumprimento ao seu objetivo de produzir e disseminar conhecimento e informação sobre políticas políticas, a UMPP criou e publica o Public Policy Portuguese Journal.

O Public Policy Portuguese Journal é uma revista científica online, dedicada à temática das políticas públicas, editada pela Universidade de Évora, e que terá como Conselho Editorial os membros integrantes da Rede Portuguesa de Investigação em Políticas Públicas que a UMPP criou e dinamiza.

O Public Policy Portuguese Journal, vol. 1, nº 1, 2016, é um Special Issue dedicado ao tema Public Policy 2020, e conta com a colaboração dos seguintes autores: Anabela Santos, Annette Bongardt, Eduardo Medeiros, Francisco Torres, Hugo Pinto, João Sousa Rego, Maria Manuel Serrano, Micaela Giestas Salvador, Michele Cincera, Miguel de Castro Neto, Paulo Neto, Rui Nuno Baleiras, Sofia Correia Pais, Teresa Mouro Ferreira e Tiago de Melo Cartaxo.

Publicado em 22.05.2017

A UMPP - Unidade de Monitorização de Políticas Públicas da Universidade de Évora colabora no eBook Learning from Implementation and Evaluation of the EU Cohesion Policy, Lessons for a Research-Policy Dialogue, publicado pela Cohesion Policy Research Network, da Regional Studies Association (RSA), e coordenado por Nicola Francesco Dotti. A UMPP participa neste eBook com o artigo “Who gets public support to innovation? An empirical study in the Portuguese Alentejo region”, da autoria de Anabela Santos, Michele Cincera, Paulo Neto e Maria Manuel Serrano.

O eBook está disponível online em: http://bit.ly/Lessons4CP 

 

Publicado em 06.10.2016

Nos dias 23 e 24 de junho de 2016, decorreu, na Universidade de Évora, o 1st Meeting of the Master and Doctoral Consortium for Research on Public Policy.

O Master and Doctoral Consortium for Research on Public Policy é promovido pela UMPP - Unidade de Monitorização de Políticas Públicas da Universidade de Évora, em colaboração com o IIFA - Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora, e tem como objetivo fomentar oportunidades de reflexão e de colaboração entre alunos de mestrado e de doutoramento da Universidade de Évora, e de outras universidades portuguesas e estrangeiras, no domínio da investigação científica em políticas públicas, numa perspetiva multidisciplinar.

Este primeiro Encontro reuniu estudantes, professores e investigadores interessados nas políticas públicas enquanto objeto de estudo, e constituiu um espaço de divulgação, de partilha e de criação de sinergias com potencial para sustentar o debate e a reflexão sobre os processos de conceção, aplicação, monitorização e avaliação de políticas públicas.

Neste Escontro participaram professores e alunos de mestrado e de doutoramento de dez universidades portuguesas e estrangeiras. Nomeadamente, quatro universidades portuguesas, duas universidades do Canadá, uma universidade belga, uma universidade italiana, uma universidade espanhola e uma universidade turca.

Publicado em 22.09.2016

A UMPP - Unidade de Monitorização de Políticas Públicas da Universidade de Évora participou no Workshop da Regional Studies Association (RSA) sobre Learning from Implementation and Evaluation of the EU Cohesion Policy, Lessons for a Research-Policy Dialogue. Este Workshop foi organizado pela Cohesion Policy Research Network da RSA e decorreu, no dia 13 de junho de 2016, em Bruxelas, na Université Libre de Bruxelles (ULB), no Institut d'Études Européennes da ULB. A UMPP participou com a apresentação da comunicação “Who gets public support to innovation? An empirical study in the Portuguese Alentejo region”, da autoria de Anabela Santos, Michele Cincera, Paulo Neto e Maria Manuel Serrano.

Publicado em 14.06.2016

No âmbito das atividades da UMPP - Unidade de Monitorização de Políticas Públicas da Universidade de Évora, foi publicado, no dia 14 de abril de 2016, na revista científica Organizações e Trabalho nº 41-42, o artigo intitulado "Análise da Eficácia, Eficiência e Mortalidade Empresarial" da autoria de Maria Manuel Serrano, Paulo Neto e Anabela Santos.

Publicado em 15.04.2016

A convite do canal de televisão Económico TV e de Rui Leão Martinho, Bastonário da Ordem dos Economistas, Paulo Neto e Maria Manuel Serrano participaram no programa Comissão Executiva deste canal que foi emitido no dia 26 de outubro de 2015.

Este programa Comissão Executiva, teve como tema de partida para debate o livro "Políticas Públicas, Economia e Sociedade. Contributos para a definição de políticas no período 2014-2020" coordenado por Paulo Neto e Maria Manuel Serrano e recentemente editado.

Neste programa, foi também apresentada a UMPP - Unidade de Monitorização de Políticas Públicas da Universidade de Évora, e foram analisados os principais desafios que se colocam às políticas públicas, hoje e nos próximos anos, bem como o novo referencial de exigência para a sua monitorização.

 

 

Publicado em 21.11.2015