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Literacia em Políticas Públicas
Literacia em Políticas Públicas
A iniciativa “Literacia em Políticas Públicas”, promovida pela Unidade de Monitorização de Políticas Públicas (UMPP) da Universidade de Évora, nasce com o objetivo de aproximar o conhecimento académico dos desafios concretos da decisão pública. Pretende-se criar um espaço permanente de diálogo, reflexão e capacitação, que ajude a compreender melhor como são concebidas, implementadas, avaliadas e reformuladas as políticas públicas em Portugal e na União Europeia.
Entendemos por literacia em políticas públicas a capacidade de ler criticamente os problemas coletivos, reconhecer os instrumentos e atores envolvidos na ação do Estado e avaliar os efeitos das decisões políticas no território e na vida das pessoas. Numa democracia madura, não basta votar periodicamente: é fundamental que cidadãos, estudantes, trabalhadores do setor público e atores locais disponham de recursos para interpretar políticas, questionar opções e participar de forma informada.
A iniciativa desenvolverá um conjunto diversificado de atividades: ciclos de seminários e conversas abertas, oficinas de capacitação para funcionários públicos e decisores (locais, regionais e nacionais), materiais pedagógicos e guiões didáticos para uso em contextos de ensino, bem como breves notas de política dirigidas ao debate público. A aposta em formatos híbridos - presenciais e digitais - permitirá alargar a participação e garantir que os conteúdos chegam a diferentes públicos e regiões.
“Literacia em Políticas Públicas” integra-se na missão da UMPP de produzir conhecimento rigoroso e independente sobre políticas públicas, reforçando a ponte entre investigação, avaliação e decisão. Ao valorizar abordagens interdisciplinares, uma perspetiva de whole-of-government e o envolvimento ativo dos profissionais do setor público, esta iniciativa procura contribuir para uma cultura institucional de aprendizagem, transparência e responsabilidade.
Esta é uma iniciativa aberta a parcerias com instituições públicas, organizações da sociedade civil, escolas, instituições de ensino superior e meios de comunicação social interessados em qualificar o debate sobre políticas públicas. Ao longo dos próximos meses, serão divulgadas as primeiras atividades e oportunidades de colaboração, com o propósito de fazer da literacia em políticas públicas um eixo estruturante de uma governação mais participada, informada e sustentável.
Public Policy Literacy
The initiative “Public Policy Literacy”, promoted by the Public Policy Monitoring Unit (UMPP) at the University of Évora, aims to bring academic knowledge closer to the concrete challenges of public decision-making. It is designed as a permanent space for dialogue, reflection, and capacity-building, helping people to better understand how public policies are designed, implemented, evaluated, and revised in Portugal and in the European Union.
We understand public policy literacy as the ability to critically read collective problems, recognize the instruments and actors involved in state action, and assess the effects of political decisions on territories and people’s lives. In a mature democracy, voting periodically is not enough: citizens, students, public sector workers, and local stakeholders need tools to interpret policies, question choices, and participate in an informed way.
The initiative will develop a diverse set of activities: seminar series and open talks, capacity-building workshops for civil servants and decision-makers (local, regional and national), pedagogical materials and teaching guides for educational settings, as well as short policy briefs aimed at feeding public debate. By using hybrid formats - both in-person and digital - we aim to broaden participation and ensure that the content reaches different audiences and regions.
“Public Policy Literacy” is aligned with UMPP’s mission to produce rigorous and independent knowledge on public policies, strengthening the bridge between research, evaluation, and decision-making. By valuing interdisciplinary approaches, a whole-of-government perspective, and the active engagement of public sector professionals, this initiative seeks to foster an institutional culture of learning, transparency, and accountability.
This initiative is open to partnerships with public institutions, civil society organizations, schools, higher education institutions, and media outlets interested in improving the quality of public policy debate. Over the coming months, the first activities and collaboration opportunities will be announced, with the purpose of making public policy literacy a key pillar of more participatory, informed, and sustainable governance.



