Apresentação

A Unidade de Monitorização de Políticas Públicas (UMPP) da Universidade de Évora é uma estrutura técnica e científica dedicada à produção de conhecimento e informação sobre conceção, monitorização e avaliação de políticas públicas.

A UMPP foi criada, em 2014, com o apoio do Programa Operacional Regional INALENTEJO 2007-2013, e tem como objectivo principal promover a avaliação e monitorização das políticas públicas implementadas, ou em processo de implementação, na unidade territorial NUT II – Alentejo, bem como assegurar a ampla disseminação desse conhecimento neste âmbito territorial, e no contexto nacional e internacional.

A competitividade dos países, das regiões e das empresas, está cada vez mais dependente das condições em que, uns e outras, tomam decisões e as concretizam de forma eficiente e eficaz. Neste sentido, a capacidade e competência na definição e implementação de políticas públicas por parte do Estado, e a assertividade na concretização de estratégias e iniciativas bem sucedidas por parte das demais organizações, são hoje factores decisivos para o desempenho das sociedades em que se inserem.

A relevância, pertinência, coerência e valor acrescentado das políticas públicas são hoje aspectos absolutamente cruciais para as condições de desenvolvimento dos países, dos territórios, das organizações e dos indivíduos. Desde logo, em função dos contextos regulamentares e de enquadramento que estabelecem, dos mecanismos de incentivo e estímulo em que assentam, dos paradigmas e visão de futuro para que apontam, do nível de sofisticação e inovação que lhe está associado e da intencionalidade estratégica que imprimem e transmitem, numa perspectiva de médio e longo prazo, aos sectores e atividades a que se destinam.

Num momento em que é cada vez maior o nível de exigência técnica e científica associado ao processo de planeamento da economia, da sociedade e dos territórios, e à construção e salvaguarda das suas condições de competitividade e de desenvolvimento, a Universidade de Évora entendeu criar uma Unidade de Monitorização de Políticas Públicas dedicada à produção de conhecimento e à avaliação e monitorização de políticas públicas aplicadas, ou em processo de aplicação nesta região.

A UMPP desenvolve a sua atividade em estreita cooperação com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e em parceria com as seguintes entidades: Delegação Regional do Alentejo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (Turismo do Alentejo e Ribatejo), Agência para o Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), Administração Regional de Saúde (ARS do Alentejo), Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA), Fundação Eugénio de Almeida (FEA) e Centro Distrital de Évora do Instituto de Segurança, IP.

A UMPP pauta a sua atividade por princípios de rigor, isenção, transparência, independência e responsabilidade, e com uma preocupação constante de auscultação e colaboração com as entidades e agentes da região Alentejo, mas também relativamente às de âmbito nacional e internacional.

Convidamo-l(a)o a conhecer o trabalho que fazemos!